FOCUS - Von der Leyen: Alteração unilateral do acordo Brexit impossível

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sublinhou hoje que o acordo de retirada da Grã-Bretanha da UE, assinado em Janeiro, não pode ser alterado unilateralmente.

“É impossível mudar unilateralmente, ignorar ou suspender a aplicação das disposições. "Esta é uma questão de lei, confiança e boa fé", disse ela em um discurso ao Parlamento Europeu.

Ela citou a primeira-ministra britânica Margaret Thatcher dizendo que "a Grã-Bretanha não viola tratados".

“Seria muito ruim para o Reino Unido, muito ruim para as relações com o resto do mundo e muito ruim para todo o futuro tratado comercial. O que era verdade então é verdade hoje. "A confiança é a base de qualquer parceria sólida", disse Von der Leyen.

Estas declarações foram feitas na sequência do projecto do Reino Unido de rever parcialmente os compromissos assumidos no acordo Brexit, em particular no que diz respeito ao protocolo, destinado a evitar o restabelecimento de uma fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte.

"A UE e o Reino Unido concordaram que esta ultra é a melhor e única forma de garantir a paz na ilha da Irlanda. E nunca iremos voltar a isso. “Este acordo foi ratificado por esta Assembleia e pela Câmara dos Comuns”, lembrou Von der Leyen.

Ela também alertou contra o risco de um "no deal" no acordo pós-Brexit que Bruxelas e Londres estão tentando chegar antes do final do ano, quando o Reino Unido, que formalmente deixou a UE em 31 de janeiro, suspenderá a aplicação. das regras europeias.

“Cada dia que passa diminui as hipóteses de se chegar a um acordo a tempo”, sublinhou, acrescentando que já falta tempo.

O projeto de Boris Johnson, que viola a lei internacional, foi aprovado no primeiro obstáculo no Parlamento britânico na segunda-feira, apesar da oposição de parte do campo conservador, e foi aprovado por 340 votos a favor e 263 contra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHINA - Uma potencial vacina antiCOVID-19 desde novembro

EUA - Trump: Espero que a Arábia Saudita normalize as relações com Israel